NBA BR » Campeões e playoffs » A lenda do técnico de Indiana, Bob Knight, morreu aos 83 anos

A lenda do técnico de Indiana, Bob Knight, morreu aos 83 anos

09 Nov 2023, 12:12
Campeões e playoffs
2 692
0
A lenda do técnico de Indiana, Bob Knight, morreu aos 83 anos
Bob Knight, o treinador brilhante e impetuoso que ganhou três títulos da NCAA em Indiana e foi o rosto carrancudo do basquete universitário durante anos, morreu. Ele tinha 83 anos.

A família de Knight fez o anúncio nas redes sociais na terça-feira.



É com pesar que compartilhamos o falecimento do treinador Bob Knight em sua casa em Bloomington, cercado por sua família. “Somos gratos por todos os pensamentos e orações e agradecemos seu respeito contínuo pela nossa privacidade, já que o Coach solicitou uma reunião familiar privada, que está sendo respeitada. Continuaremos a celebrar a sua vida e a lembrá-lo hoje e para sempre como um amoroso marido, pai, treinador e amigo.”

Knight estava entre os treinadores mais vencedores do esporte, terminando sua carreira com 902 vitórias em 42 temporadas no Army, Indiana e Texas Tech. Ele também liderou a equipe olímpica dos EUA em 1984 à medalha de ouro.

O membro do Hall da Fama não se importou com o que os outros pensavam dele, escolhendo "My Way" de Frank Sinatra para comemorar sua 880ª vitória em 2007, então um recorde de treinador masculino da Primeira Divisão.

Legado complexo: ele foi apelidado de “O General” e tinha um temperamento que lhe custou o emprego em Indiana em 2000. Certa vez, ele atirou em um policial em Porto Rico, jogou uma cadeira na frente de uma quadra e foi acusado de colocar as mãos no pescoço de um jogador.

Seus críticos atacaram impiedosamente seu comportamento, mas seus defensores eram uma legião. Knight tinha uma vantagem: ele estava orgulhoso das altas taxas de graduação de seus jogadores e nunca foi acusado de uma violação grave da NCAA durante a era da quebra de regras.

Em Indiana, ele exigiu que seu salário-base não ultrapassasse o de outros professores. Na Texas Tech, ele às vezes devolvia contracheques porque achava que não estava ganhando.

Knight esperava que os jogadores superassem as expectativas em campo e na sala de aula. Ele seguiu as regras da NCAA mesmo quando discordou delas, nunca recuou da poeira e prometeu levar os princípios da velha escola para o túmulo.

No entanto, sua personalidade e teatralidade muitas vezes ofuscaram seu histórico formidável, seu gênio tático e seu comprometimento com seus jogadores e com o jogo, deixando para trás sua biografia idiossincrática.

Steve Alford, líder da última equipe de Knight no campeonato nacional em 1987, disse certa vez: "Ele mudou o basquete neste estado, a forma como era jogado, a forma como era vencido." “Ele começou em Indiana, mas mudou muito o basquete universitário. "Você olha para os crimes de trânsito e as pessoas os usam em todos os lugares."

Há muito respeitado por sua estratégia e frequentemente questionado por seus métodos, Knight gostava de formar suas melhores equipes com equipes bem-sucedidas. Um motivador elusivo, ele se apegava a princípios férreos e, com 1,80 metro de altura, era uma presença intimidadora para qualquer um que ousasse contrariá-lo.

Quando Knight se aposentou em 2008, ele saiu com quatro campeonatos nacionais (um como jogador no estado de Ohio) e como recordista de vitórias masculinas da Divisão I. Ele treinou todos, de Mike Krzyzewski a Isiah Thomas e Michael Jordan. Sua árvore de treinamento inclui Krzyzewski, que quebrou a seqüência de vitórias de Knight; Sobre nós Nome da empresa: Alford; Lawrence Frank, Keith Smart, Randy Wittman e o atual técnico do Indiana, Mike Woodson, entre outros.

“Eu moldei tudo o que fizemos, desde práticas acadêmicas até serviços comunitários e até mesmo como você deveria representar a escola a partir de então”, disse Alford. "O treinador Knight tem muito a ver com isso."

Começos humildes: Robert Montgomery Knight nasceu em 25 de outubro de 1940 em Massillon, Ohio. A mãe de Knight, que ele considera a maior influência em sua infância, era professora, e seu pai trabalhava na ferrovia.

Hazel Knight entendia o caráter de seu filho. Certa vez, enquanto Indiana se preparava para jogar contra Kentucky na televisão, dois amigos do ensino médio de Knight o encontraram em um supermercado e perguntaram se ele estava animado com o jogo, de acordo com sua autobiografia, "Knight: My Story".
“Espero que ele se comporte”, disse sua mãe.

Ele jogou basquete no estado de Ohio, onde foi reserva em três times da Final Four (1960-62). Ele estava no time titular de 1960 que contava com Jerry Lucas e John Havlicek, dois futuros membros do Hall da Fama do Basquete.

Depois de um ano como assistente no ensino médio, Knight juntou-se à equipe de Tates Locke em West Point. Em 1965, aos 24 anos, tornou-se treinador principal. Treinando jogadores como Krzyzewski e Mike Silliman em seis temporadas, o time venceu 102 jogos e foi para Indiana em 1971.

Dinastia Hoosier: Knight rapidamente restaurou a tradição do basquete dos Hoosiers com um ataque revolucionário e quase exclusivamente defesa homem a homem. A maioria dos oponentes lutou contra seus primeiros times de Indiana, com os Hoosiers indo 125-20 e ganhando quatro títulos da Big Ten Conference em suas primeiras cinco temporadas.

A corrida terminou com o primeiro campeonato nacional do Indiana em 23 anos. Aquele time de 1975-76 fez 32-0, coroando um período de dois anos em que os Hoosiers tiveram 63-1 e conquistaram campeonatos consecutivos do Big Ten com recordes de 18-0. Esta é a última vez que um grande time masculino universitário terminou com um recorde perfeito. Esta equipe em 2013 EUA Basquete Yafoi eleito o maior time da história do basquete universitário pela Basketball Association.

Em 1981, Knight derrotou o time de Dean Smith na Carolina do Norte para ganhar seu segundo título depois que os dirigentes da NCAA decidiram jogar horas depois que o presidente Ronald Reagan foi baleado e ferido. Seu terceiro título em Indiana veio em 1987, quando Smart deu um dos arremessos mais famosos da história do torneio depois de dar um salto importante nos segundos finais para vencer o Syracuse.

Veja também:

Comentários
O comprimento mínimo do comentário é de 50 caracteres. os comentários são moderados
reload, if the code cannot be seen