NBA BR » Campeões e playoffs » LeBron James fala sobre a cultura do Heat antes do jogo do Lakers em Miami

LeBron James fala sobre a cultura do Heat antes do jogo do Lakers em Miami

09 Nov 2023, 11:48
Campeões e playoffs
1 424
0
LeBron James fala sobre a cultura do Heat antes do jogo do Lakers em Miami
LeBron James não pôde deixar de notar o novo piso em Miami na segunda-feira, com a palavra “Cultura” estampada no meio da quadra e o longo mantra do presidente da equipe, Pat Riley, pintado em cada faixa.


James e o Los Angeles Lakers fazem sua viagem anual a Miami para uma competição na noite de segunda-feira (7h30 ET, NBA TV), tornando-se os primeiros rivais a chegar à nova quadra. A quadra faz parte do principal plano de marketing da equipe para 2023-24, e os planos prevêem que o Heat use o novo piso e as camisas “Cultura” na frente várias vezes ao longo da temporada.

James fez uma viagem ao passado na segunda-feira quando questionado sobre a quadra e suas quatro temporadas em Miami – o que levou a quatro finais da NBA e aos dois primeiros de quatro títulos da NBA. Naquela época, “cultura” era uma filosofia calorosa e uma palavra da moda; anos depois, não saltou para as camisetas.

Opiniões de estrelas famosas da NBA

“Não conversamos muito sobre isso”, disse James. “É só que você entra e trabalha, e o produto que você coloca valeria a pena.”

O mantra - "o time mais trabalhador, mais bem condicionado, mais profissional, altruísta, mais duro, mais malvado e mais desagradável da NBA" - está no cerne do que Riley passou quase 30 anos construindo e nutrindo em Miami.

“Sabe, acho que todo mundo de fora está ouvindo muito isso, provavelmente está cansado de ouvir sobre isso”, disse o técnico do Heat, Erik Spoelstra, sobre o credo da “cultura”. "Mas não nos importamos. Você tem que defender algo, e nós defendemos isso."

No verão de 2010, o Heat encontrou uma maneira de trazer James e Chris Bosh para Miami para jogar ao lado de Dwyane Wade. Spoelstra – um dos mais novos treinadores da liga na época – ainda treina o Heat, cujo mandato atual é agora o segundo mais longo com um time na NBA, atrás apenas de Gregg Popovich, do San Antonio.

Essa é a cultura de James - Riley, Spoelstra, o sócio-gerente Micky Arison, o gerente-geral Andy Elisburg e muitos outros executivos de alto escalão - estiveram em Miami muito antes de ele chegar e lá permaneceram.

“Além de San Antonio, Pittsburgh Steelers e New England Patriots, acho que essas são as únicas franquias que se pode dizer que têm a mesma consistência do Miami Heat”, disse James.

E James ainda vê paralelos entre o modo como ele pensa e o modo como Riley pensa.

“Riles sempre falou sobre os resultados financeiros”, disse James. "E é assim que sempre foi para mim."

James passou suas primeiras sete temporadas da NBA em Cleveland. Ele deixou Miami em 2014 para retornar a Cleveland, onde conquistou o título em 2016 e está em sua sexta temporada no Lakers. Ele ganhou um título lá – com o Miami em 2020 – além de ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar como o maior artilheiro de todos os tempos da NBA na temporada passada e agora é o jogador ativo mais velho da liga.

“Eu tinha 25 anos quando cheguei aqui. Embora eu tivesse sete anos, ainda era uma criança. Eu era apenas uma criança”, disse James na segunda-feira, após um tiroteio na arena Heat, onde um dia seu número será aposentado. "Vim aqui por uma única razão: ganhar o campeonato. Esse era meu único objetivo. A única razão pela qual me juntei a D-Wade e Bosh foi porque senti que não conseguiria fazer isso em Cleveland. Tentei recrutar caras para virem para Cleveland, tentar subir e ajudar, e isso não aconteceu. Então tive a oportunidade de me tornar um agente livre e fiz o que achei melhor para minha carreira”.

Veja também:

Comentários
O comprimento mínimo do comentário é de 50 caracteres. os comentários são moderados
reload, if the code cannot be seen